terça-feira, 27 de abril de 2010

Arroz Doce - Arroz e leite

Existem mais de uma maneira de preparar o arroz doce: há quem o cozinhe com água e depois acrescenta o leite condensado. Prefiro cozê-lo diretamente com leite. Apesar do cozimento ser um pouco mais lento (não me pergunte o motivo), o leite condensa naturalmente e propicia mais sabor à receita. Utilize 2 litros de leite para cada xícara de arroz.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Arroz Doce


Um doce extremamente caseiro. Nem todos gostam. Quando preparado com leite integral fica imbatível (provei uma recente receita da Vó Zoraide). Minha receita é mais simples. Confira

sábado, 24 de abril de 2010

Selando a panela de ferro parte 2

Cuidado para não se queimar! Segure o chumaço de papel com as pontas dos dedos e espalhe o óleo vegetal por toda a panela. Repito: cuidado com o calor! O óleo deverá cobrir toda superfície da panela, inclusive as laterais. Feito isso, mantenha o fogo acesso por mais 5 minutos. Deixe a panela esfriar naturalmente. Repita esse procedimento de tempos em tempos. Dica: após o uso da panela, procure secá-la diretamente no fogo. Isso evita a oxidação. De qualquer forma, costumo selar a panela após cada lavagem (esse processo é rápido e fácil). Após esfriar, guardo a panela dentro de um saco plástico para evitar poeira.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Selando a panela de ferro parte 1

A panela de ferro quase enferrujou. Demorou mas voltei. Mãos à obra: precisamos selar nossa panela de ferro para evitar grandes tragédias gastronômicas. A "selagem" forma uma película protetora que, longe de ser um teflon, evita a fusão entre a panela e o alimento. Deite um pouco de óleo vegetal sobre a panela de ferro (o suficiente para cobrir toda a superfície). Ligue o fogo em intensidade média. Faça um "chumaço" com um pedaço de papel toalha ou guardanapo.