sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PANELA SUTRA - 1º ANO



Hoje este blog completa seu primeiro ano de existência! Cozinhei muito durante esse ano. Entre erros e acertos eu me diverti um bocado (ou bombocado?). Fui motivado pela audiência que completa quase 14.000 acessos. Agradeço a todos(as). Recebi muitas receitas, muitos incentivos e alguns puxões de orelha no tocante aos erros ortográficos e gramaticais (sempre culpa da preça, ops, pressa). Há mais ou menos duas semanas tive o pesadelo mais engraçado que me recordo: sonhei que estava cozinhando e a receita não deu certo. Tive sensações desagradáveis e acordei no meio da noite. Efetivamente um pesadelo. Paradoxalmente acordei muito feliz: primeiro por me sentir absolutamente envolvido com a gastronomia. Segundo porque é ótimo ter como problema nessa vida o erro de uma receita (diante de tantas outras possibilidades). Estou longe de ser um excelente cozinheiro, culinarista ou gastrônomo. Trabalhei duro. Não é fácil escrever sobre o tema em um país com tanta pobreza e tanta desigualdade social. Cheguei a doar alimentos e tive alguns pratos recusados e abandonados na rua. Optei por doações financeiras. Para comemorar preparei esses dois pequenos bolos, puramente simbólicos. Quer saber como prepará-los? Então envie um email. O mais votado será postado primeiro. Encerrarei as votações no domigo. Mais uma vez, meus agradecimentos aos seguidores, "de carteirinha" ou não!









Torta de Limão



Pronta para ser servida! Bom apetite.

Torta de Limão - cobertura - finalização

Acrescente as raspas de limão sobre a torta...

Torta de Limão - forno

Leve ao forno pré-aquecido. Tudo será tão rápido que você nem precisará sair de perto do fogão. Observe atentamente a torta: não terá problema algum abrir a porta do forno. O objetivo será deixar a cobertura levemente dourada. Em média esse processo consome 5 minutos.

Torta de Limão - cobertura

Sugestão...

Torta de Limão - cobertura - sequência

Agora basta adicionar um ponto ao lado do outro... Faça com capricho!!!

Torta de Limão - cobertura - pontos


Pressione vagarosamente o saco de confeiteiro e aproxime o bico em direção à borda da torta. disponha um pequeno ponto. Faça devagar.

Torta de Limão - coberturaco - Saco de Confeiteiro

Sem piadinhas! Eu escrevi "de", não "do". Esse instrumento é fundamental para uma confeitagem bem feita. Caso ainda não tenha comprado a balança, acrescente esse item em sua lista de compras. Dobre o saco do feijão...quero dizer: saco de confeiteiro pela metade (foto central) e acrescente a cobertura com o uso de uma colher. Em seguida pressione a abertura superior para extrair o ar e posicionar o creme no bico.

Torta de Limão - cobertura - técnica manual

A maneira mais rústica de lançar nossa cobertura é utilizar uma colher: disponha pequenas quantidades da nossa cobertura sobre a torta formando pequenos pontos. Não entendeu? Observe o próximo passo...

Torta de Limão - pré-aqueça o forno

Estamos terminando. Ligue o forno e mantenha a temperatura baixa (160º / 180º).

Torta de Limão - cobertura - suspiro

Retome o controle da batedeira. Velocidade alta neste momento. Acrescente o açúcar de confeiteiro lentamente. Bata por 3 minutos e reserve.

Torta de Limão - cobertura - clara em neve

Melhor usar uma batedeira! Adicione a clara numa vasilhe e ligue a batedeira em baixa velocidade. Após o primeiro minuto aumente um pouco a velocidade. Após 2 minutos desligue a batedeira e verifique a consistência. Usamos a expressão "clara em ponto de neve" para a consistência registrada na última foto. Observe a formação de pontas cremosas ("picos") nas pás das batedeiras.

Torta de Limão - cobertura - separar a clara do ovo

Lave e seque um ovo. Separe a clara da gema com o uso de um separador. Só usaremos a clara.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - cobertura - Açúcar de Confeiteiro

Hora de preparar a cobertura: Pese e peneire 60 g de açúcar de confeiteiro. Você não tem balança? Use um ovo como referência: coloque um ovo numa xícara. Adicione o açúcar em outra xícara de igual peso e tamanho. Suspenda as xícaras concomitantemente e verifique se os pesos estão iguais. Agora retire uma colher de açúcar da xícara. Caso a receita não funcione, vá até a loja mais próxima e compre uma balança.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - geladeira

Utilize um filme plástico para cobrir nossa torta. Mantenha sob refrigeração por 3 horas.

Torta de Limão - o casamento

Chegou a hora de casar nossa massa crocante com nosso recheio de limão. Direto do liquidificador para a massa, lentamente, a partir do centro. Fácil e rápido.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - creme - parte 3

A gelatina derreterá com o calor e ficará líquida como indica a foto 3. Parece elementar? Então preste atenção: a gelatina irá se solidificar ao entrar em contato com uma substância fria. Mais elementar ainda? Então preste mais atenção ainda: só use a gelatina na receita se possuir um liquidificador. Primeiro ligue o liquidificador (foto 4) e adicione vagarosamente a gelatina derretida. Bata por 2 minutos. Por que tanta firula? O movimento acelerado do liquido frio pelo liquidificador ajuda a dissolver a gelatina uniformemente. O contato da gelatina quente com o liquido frio em baixa velocidade formará pequenos grânulos. Esses grânulos tornarão a mastigação desagradável e a torta terá uma aparência desleixada.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - gelatina

Chegou a hora de transformar nosso creme em recheio. Ressalto contudo, que esta etapa não é "obrigatória". A função da gelatina é estabilizar o recheio. Qual gelatina utilizar? Fundamental usar gelatina sem sabor. Observe as instruções de cada fabricante. Nesta receita um sachet de gelatina em pó (sem sabor e incolor). Dissolva o pó em um pouco de água (2 colheres de sopa). Misture até endurecer (poucos segundos). Coloque um pouco de água numa panela e aqueça. Agora apoie a travessa com a gelatina sobre a panela com água ("banho Maria"). Mecha até dissolver.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - massa crocante

Já começou a preparar o recheio? Então pare tudo neste momento. A massa da nossa torta deve ser preparada antes de tudo! Ok, pode reclamar: deveria ter postado esta etapa antes de tudo. Na verdade eu postei! Confira "passo a passo" como preparar essa deliciosa massa crocante na postagem de 23/06/2009.

Torta de Limão - creme - parte 2

Agora finalize acrescentando 200 ml de creme de leite pasteurizado (uht). Bata por mais 2 minutos. Quase pronto...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - creme

Incorpore 250 gramas de leite condensado ao sumo dos limões. Bata rapidamente no liquidificador ou utilize um garfo para esta operação. Tempo? 1 minuto no liquidificador ou 5 minutos com um garfo.

Torta de Limão - sumo

Extraia o sumo de todos os limões. Perfure o miolo da fruta com a ponta de uma faca para facilitar o processo. Despeje tudo no copo de um liquidificador. Na verdade o liquidificador facilita a mistura, mas não é indispensável...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Torta de Limão - raspas

Selecione 8 limões bem suculentos. Lave, higienize e seque todos os limões. Separe dois limões e raspe a casca utilizando um ralador fino (entenda-se lâminas finas). Reserve as raspas sob refrigeração. Dica: não use "limão cravo". Prefira limão siciliano ou tahiti.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Torta de Limão

Alguém gosta de Torta de Limão?
Amanhã...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Massa Caseira - absolutamente deliciosa!

Uma pequena mostra da massa caseira cozida. Basta um pouco de manteiga para ficar deliciosa.
Para o cozimento: ferva a água e coloque a massa caseira (um litro para cada 100 gramas de massa). Após 5 minutos de cozimento, retire umas das tiras da massa com o auxílio de um garfo prove: Caso esteja crua repita a operação a cada 1 minuto.

Massa Caseira - Parte 14

Essa parte é bem divertida (além de ser muito fácil e rápido): desenrolar a massa. Abra cada "rolinho" como se fosse um iô-iô. Deixe as tiras esticadas e deixe secar por 30 minutos. Está pronta para o cozimento. Atenção: preparamos massa fresca com ovos. Essa massa é muito perecível e deve ser consumida - no máximo - dia seguinte. Para isso, mantenha as tiras do macarrão em local fresco e seco até o dia seguinte. Apesar da grande quantidade de fotos, o preparo é extremamente rápido e simples. Prometo, muito em breve, postar sugestões de molhos. Você pode consultar a publicação de 01/05/2009, que mostra o molho pesto (absolutamente delicioso). Desejando um molho mais rápido, coloque um naco de manteiga sobre a massa quente até derreter. Bom apetite!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Massa Caseira - Parte 13


Muita calma nesta hora... Escolha a largura desejada para a sua massa (particularmente utilizo 0,7 cm). Agora faça cortes transversais ao longo da massa. Está quase pronto.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Massa Caseira - Parte 12

Precisar não precisa, mas costumo deixar a massa secar por 15 minutos. Por que? Porque isso facilita o corte. Você pode utilizar o próprio rolo para suspender a massa (forre com um pano de prato). Feito isso, estenda a massa numa superfície plana. Jogue um pouco de farinha sob a superfície (parte superior). Agora comece a enrolar a massa sem apertar muito. Forme um imenso tubo. Está pronto para efetuar o corte. Aguardem...

Massa Caseira - Parte 11


Abrir a massa tem um secredo: física pura. Explico - para abrir a massa com perfeição, devemos movimentar o "rolo" a partir do centro da massa em todas as direções (pontos cardeais - lembre-se da bússola). Só assim teremos uma espessura uniforme e um cozimento equilibrado. Antes de abrir a massa espalhe um pouco de farinha sob a superfície para não grudar. Observe a terceira foto: a massa está fina como um lenço. suspenda a massa com cuidado e certifique-se que ela não tenha grudado. Caso isso aconteça, utilize um faca afiada para raspar a superfície.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Massa Caseira - Parte 10


Dê suaves batidas sob o pedaço de massa partida. Uilize um "rolo de macarrão". O quê? Você não tem um? Medo de apanhar? Está quebrado? Ok... você poderá usar qualquer superfície cilíndrica e lisa (uma garrafa, por exemplo). Nada será mais prático do que um rolo de macarrão, a não ser que você tenha uma máquina de cortar e abrir massas. Optei por fazer tudo manualmente para propiciar um visual mais rústico.

Massa Caseira - Parte 9


Retire a massa da geladeira e aguarde 5 minutos. Corte a esfera ao meio e retire a película plástica. Prepare a superfície para abrir a massa: deve estar limpa e lisa.