segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tortilha - cebola


Retire a casca da cebola e faça cortes longitudinais (rodelas não muito grossas). Destaque os anéis das rodelas sem quebrá-las.

Tortilha - higienização

Lave muito bem todos os ingredientes, inclusive os ovos. Tanto a cebolinha quanto a salsinha devem ficar imersos numa solução clorada e depois lavados novamente.

Tortilha - ingredientes


Não repare na cebola da foto: é incrível como nos vendem verdadeiros refugos. Há mais de um mês não consigo encontrar uma cebola decente. Vou tentando... Poucos incredientes e muito sabor - anote: uma cebola, dois ovos, duas batatas, salsinha e cebolinha.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O que vem por aí... Tortilha

Uma receita de família. Fácil, rápida e nutritiva. Aprendi com minha mãe que, provavelmente, aprendeu com a minha vó. Uma versão tupiniquim da tortilha Espanhola. Aguarde...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lombo com limão cravo - o forno

Chegou a hora de assar o nosso lombo. Disponha a assadeira no centro do forno. Aguarde 20/25 minutos e vire as postas do lombo e mantenha por mais 20 minutos (aproximadamente) no forno. Observe o cozimento e certifique-se que a carne não está ficando muito ressecada. A cor é o melhor indicativo: As postas ficarão morenas e bronzeadas. Está pronto para servir. Rápido, fácil e delicioso.

Lombo com limão cravo

Deixou marinar o suficiente? Última chance... Então disponha o pacote no centro de uma travessa ou assadeira com bordas. Corte o nó e monte os pedaços do lombo um ao lado do outro. Inclua o suco de limão da marinada e os dentes de alho. Pronto para assar: préaqueça o forno à 180 graus durante 10 minutos.

sábado, 21 de novembro de 2009

Lombo com limão cravo - marinada

Assar a peça inteira do lombo também é uma ótima opção. Preferi cortá-lo em fatias para acelerar o tempo de cozimento (e também paa fazer uma porção menor). Disponha as fatias dentro do saco plástico e retire todo o ar. Segure a ponta do saco e torça a base para prendê-lo. Finalize com um nó e certifique-se que não há vazamento. Coloque o pacote numa travessa e mantenha sob refrigeração. Eu deixo o lombo marinando durante 3 dias (isso! pode parecer exagero, mas não é). O tempo mínimo recomendado é de 4 horas. Programe esse prato para o final de semana e faça a marinada com antecedência! Vale a pena...

Lombo com limão cravo - tempero

Uma dica para envolver todo o lombo nos temperos é "mariná-lo" em um saco plástico. Esprema todos os limões (vide fotos) e amasse grosseiramente os dentes de alho usando o dorso da faca. Adicione sal ao seu gosto.

Lombo com limão cravo

Muito fácil de temperar e preparar. O limão cravo é muito suculento e sua acidez não agride tanto nosso paladar. Descasque 6 dentes de alho e lave dois limões.



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Goulash servido com Spätzle - um casamento perfeito

Uma combinação saborosa.




Goulash - fotos

Goulash, um aroma delicioso.


Goulash - parte 7

Tudo pronto para o cozimento! Faremos um cozimento lento em fogo muito baixo. Tempo? Aproximadamente 2 horas. Desanimador? Que nada! O prato ficará delicioso e compensará toda a espera. A vantagem desse prato é a facilidade para acertar o ponto do cozimento da carne: a qualquer momento você pode retirar um pedacinho e provar. Algumas observações: (1) sempre preste atenção no nível da água. Ao perceber que ela reduziu excessivamente não pense duas vezes em acrescentar mais água (sempre fervente, ok?); (2) à medida em que a espuma se formar, utilize uma escumadeira para retirá-la. Após o cozimento desligue o fogo e sirva. Nosso Goulash está pronto!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Goulash - parte 6


Extrato de tomate será essencial: utilize aproximadamente 100 g de extrato para cada kilo de carne. Agora vamos acrescentar alguns temperos. Páprica: um tempero obtido de uma espécie de pimenta. Essa variedade é seca e posteriormente moída. Algumas pimentas são mais picantes, de onde se extrai a páprica picante. A páprica doce é extraída das variedades com menos capsaicina, elemento responsável pela sensação picante. Para o preparo do goulash, utilizamos os dois tipos de páprica (doce - picante). Deixo aqui uma sugestão: se você não utiliza muito esse tempero, compre somente a páprica doce. Para obter uma falsa páprica picante bastará adicionar um pouco de pimenta (dedo de moça, por exemplo) em pó. É só uma sugestão. Caso tenha um perfil mais "purista" compre a páprica picante mesmo. Utilize duas colheres (das de sobremesa) de páprica doce e duas da picante (eu usei 3 colhores de páprica doce e uma de pimenta). Mexa suavemente para incorporar todos os tempero e mantenha o fogo baixo.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Goulash - parte 5

O próximo passo é muito simples: basta adicionar a carne (músculo) corta em cubos. Precisar não precisa mas costumo selar (fritar rapidamente com pouca manteiga ou azeite todos os lados da carne) alguns cubos de músculo para proporcionar texturas diversa. Caso prefira a carne toda desfiada coloque-a crua diretamente na panela. Mantenha o fogo baixo durante todo o cozimento a partir deste ponto. Adicione água fervente até cobrir todos os ingredientes.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Goulash - parte 4

Vamos refogar tudo. Antes, acrescentamos o tomate sem pele e sem sementes. Confira como despelar facilmente os tomates na postagem de 26 de julho de 2009 ("cassoulet - o tomate sem pele e sem sementes"). Pique os tomates, acenda o foto (temperatura alta) e mexa. Descasque e corte uma cenoura e acrescente ao nosso refogado. Mexa por uns 5 minutos (não deixe nada queimar) e diminua o fogo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Goulash - parte 3

4 dentes de alho. No mínimo. Eu arriscaria colocar 8 dentes - sem medo - mas isso é muito pessoal. Para picá-los, utilize a técnica que melhor lhe aprouver. Deixo a sugestão das fotos: Pressione cada dente com o dorso da faca e depois corte-os com o próprio fio. Leve todo alho picado para a panela juntamente com a cebola.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Goulash - parte 2

Eu utilizei 1,5 kilos de músculo. Para essa quantidade de carne, sugiro utilizar 2 cebolas grandes. Faça cortes despretenciosos pois, ao final do cozimento, a cebola irá desmanchar. Não dá tempo nem de chorar: Lave e descasque as cebolas. Efetue cortes longitudinais com aproximadamente 2 cm de distância entre um e outro (conforme a foto 3). Divida cada disco em 4 partes formando um corte em cruz (foto 6). Desprenda as camadas de cebola uma das outras. Diponha toda a cebola cortada em uma panela alta (e grande). Adicione um pouco de óleo ou azeite e aqueça em fogo baixo.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Gulasch ou goulash - parte 1

Eu sei: a primeira vista não parece apetitoso. Sem qualquer trocadilhos, temos uma certa atração por carnes sem gordura. "Musculo" é vulgarmente classificado como carne de 2.ª categoria. Mas essa carne contém geléias (proteicas, não gordurosas) que, além de conceder um ótimo sabor, produzem um ótimo molho. O cozimento lento dissolve essas geléias e tornam a carme muito macia. Vamos ao corte da carne com uma primeira ressalva: ao comprar a carne você pode solicitar ao açougueiro que a corte em cubos. Peça cubos com 3 ou 4 cm. Caso decida comprar a peça inteira (primeira foto), faça um corte longitudinal (segunda foto). Em seguida deite o "disco de carne" e faça cortes na medida sugerida em um único sentido (quarta foto). Finalize com cortes perpendiculares e obtenha o cubos. Carne cortada!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Spätzle com Goulash

Spätzle com Goulash, um casamento perfeito.

Spätzle - parte 10

Retirado o excesso de água da massa é hora de salteá-lo na manteiga. Adicione o spätzle na panela com a manteiga e o azeite (utilize inicialmente temperatura baixa para derreter a manteiga e aquecer o azeite. Em seguida aumente a temperatura para saltear). Caso ainda não tenha habilidade para saltear (fazer o alimento "saltar" da panela e cair integralmente na própria panela), você pode utilizar uma colher. Nosso spätzle está pronto. A sugestão para acompanhamento é o goulash, uma especialidade que será apresentada agora...

Spätzle - parte 9

Terminada a etapa anterior nosso spätzle está pronto para ser servido. Contudo (conforme aprendi), gosto de salteá-lo na manteiga com um pouco de azeite. Utilize uma panela baixa e larga (se possível grossa) e derreta um pequeno naco de manteiga (adicione um pouco de azeite para reduzir a queima da manteiga).

domingo, 1 de novembro de 2009

Spätzle - parte 8


Quando a massa estiver cozida ela subirá à superfície (assim como o nhoque) e será a hora de retirar os pedaços da fervura. Utilize uma escumadeira (mas lembre-se: retire somente a massa que subiu à superfície!) e transfira para uma peneira para retirar (coar) o excesso de água. Está quase pronto.

Spätzle - parte 7


Lembre-se: a forma ficará sob a panela com água fervente em substituição à própria tampa. Ela irá reter calor e o risco de você se queimar é real. Deixe uma luva térmica ou um pano de prato próximo ao fogão para manusear a forma caso seja necessário. Certifique-se que a água está fervendo e disponha uma pequena quantidade de massa sob a forma e espalhe sob os furos. O uso de uma espátula plástica facilitará a operação mas você pode usar "pão duro". Faça movimentos rápidos a fim de distribuir toda a massa sob os furos. Retire a forma

Spätzle - parte 6

Além da forma, você vai precisar de: (a) uma frigideira para saltear o spätzle na manteiga (b) uma escumadeira (c) uma peneira para retirar o spätzle do cozimento e (d) um panela alta para cozinhar o spätzle.

Spätzle - parte 5

Existem várias maneiras de dar forma ao spätzle. Há quem espalhe a massa sob uma tábua e corte rapidamente com uma faca formando compridos fios. Há também um aparelho semelhante ao espremedor de batatas que facilmente solta os fios sob uma panela de água fervente. Eu, particularmente gosto da forma perfurada (VIDE FOTO). Quase não ocupa espaço e é muito fácil de utilizar: Basta colocá-la sob a panela.